7 de set. de 2008

Blogger Followers, a nova rede social do Google

Ok, você tem um RSS e muita gente te segue. Mas você sabe quem são essas pessoas?

O Google acaba de mostrar uma resposta. Acaba de ser lançado o Blogger Followers, um aplicativo do Blogger que permite que você assine um RSS publicamente. O Google chama essa novidade de "following" - seguindo, em português (lembrou-se do Twitter? eu também..) e você pode apenas seguir blogs do Blogger (como este), pelo menos por enquanto.

"Você tem um blog favorito e quer que o blogueiro e seus leitores saibam que você é um fã? Agora você pode fazer isso e muito mais com o Blogger Following", explica o help center.


Na maioria dos blogs que vemos por aí, tudo o que sabemos sobre os seguidores (ou assinantes de RSS) é a quantidade. Eu mesmo não conheço um que diga ao blogueiro quem assinou seu feed, de onde é e como lê suas novidades. Apesar de seguir a mesma lógica que o Twitter, o Google parece ter resolvido (ou criado) um problema para seus blogueiros do coração: conhecer melhor seu público.

Para usar o Blogger Followers, os blogueiros podem adicionar um widget com uma lista de pessoas que seguem um blog. Visitantes podem adiconar este blog e ver seus blogs favoritos em uma lista no painel do Blogger ou no Google Reader. O BF ainda não está disponível pra todos os blogueiros do Blogger, mas você pode habilitá-lo seguindo um blog. O endereço é:

http://www.blogger.com/follow-blog.g?blogID=BLOGID

Para seguir o FreeStyle Hi-Tech, clique aqui Para seguir outro blog, substitua BLOGID pelo ID do blog.

Feito isso, há duas opções: Seguir o blog publicamente e aparecer na lista de assinantes ou anonimamente. Nos dois casos, o blog vai aparecer no seu painel do Blogger e em uma pasta de leitura do seu Google Reader, que pode ser administrada.





Outro gringo também falou sobre o BF. Clique aqui para ler, em inglês.

Clique aqui para ver de onde veio este post. Dica do Google Operating System.

7 comentários:

3ernardo Tavares disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
3ernardo Tavares disse...

Oh!

Bem loko... vou seguir os passos aqui pra ver se consigo tb.

VALEU

ericorvo disse...

Conhecer os usuários? Boa!

Post bem explicativo, Régis....valew!

se eu nao conseguir adicionar isso ae, vou voltar aqui pra te importunar fmz? auhuhauha

abraço
Eric Ferreira

Reginaldo Nepomuceno disse...

:D Vai ser bacana saber quem lê o FS Hi-Tech! Pra quem quiser saber melhor como funfa o BF, acesse:http://www.abstractioneer.org/

Luma Rosa disse...

O link http://www.blogger.com/follow-blog.g?blogID=BLOGID não funcionou pra mim. Aparece aquela página cheia de letrinhas. Sabe porque?

Anônimo disse...

Buaaaa. eu uso o wordpress!!!

Reginaldo Nepomuceno disse...

Hi, people!

Luma, pro código funfar você precisa trocar BLOGID pelo ID do seu blog. O do FS Hi-Tech, por exemplo, é 2536590977866287748 (grande, não?).

Dei uma fuçada no seu blog e descobri seu link: http://www.blogger.com/follow-blog.g?blogID=10369027 (seu ID é beeeem menor que o meu. nhé)