8 de set. de 2008

O que significa SPAM?

1 comentários

Existem diversas versões a respeito da origem da palavra spam. A versão mais aceita, e endossada pela RFC 2635, afirma que o termo originou-se da marca SPAM, um tipo de carne suína enlatada da Hormel Foods Corporation, e foi associado ao envio de mensagens não-solicitadas devido a um quadro do grupo de humoristas ingleses Monty Python.

O quadro foi escrito para ironizar o racionamento de comida ocorrido na Inglaterra durante e após a Segunda Guerra Mundial. SPAM foi um dos poucos alimentos excluídos desse racionamento, o que eventualmente levou as pessoas a enjoarem da marca e motivou a criação do quadro.

Esse quadro envolve um casal discutindo com uma garçonete em um restaurante a respeito da quantidade de SPAM presente nos pratos. Enquanto o casal pergunta por um prato que não contenha a carne enlatada, a garçonete repete constantemente a palavra "SPAM" para indicar a quantidade. Eventualmente, a discussão faz com que um grupo de vikings presente no restaurante comece a cantar de maneira operática "SPAM, amado SPAM, glorioso SPAM, maravilhoso SPAM!", impossibilitando qualquer conversa.


A Hormel Foods Corporation não se posicionou contra o uso do termo spam para designar o envio de mensagens eletrônicas não-solicitadas após sua popularização, mas passou a exigir que a palavra SPAM em letras maiúsculas seja reservada para designar seu produto e marca registrada.

Existem três versões, menos populares, a respeito da etimologia que associam o termo spam a acrônimos. A primeira afirma que SPAM significa Sending and Posting Advertisement in Mass, ou "enviar e postar publicidade em massa", a segunda que significa Shit Posing As Mail, ou "porcaria fingindo ser correspondência" e a terceira que significa Single Post to All Messageboards, ou "mensagem única para todos os fóruns de discussão."


Fonte: Wikipedia

7 de set. de 2008

Blogger Followers, a nova rede social do Google

7 comentários
Ok, você tem um RSS e muita gente te segue. Mas você sabe quem são essas pessoas?

O Google acaba de mostrar uma resposta. Acaba de ser lançado o Blogger Followers, um aplicativo do Blogger que permite que você assine um RSS publicamente. O Google chama essa novidade de "following" - seguindo, em português (lembrou-se do Twitter? eu também..) e você pode apenas seguir blogs do Blogger (como este), pelo menos por enquanto.

"Você tem um blog favorito e quer que o blogueiro e seus leitores saibam que você é um fã? Agora você pode fazer isso e muito mais com o Blogger Following", explica o help center.


Na maioria dos blogs que vemos por aí, tudo o que sabemos sobre os seguidores (ou assinantes de RSS) é a quantidade. Eu mesmo não conheço um que diga ao blogueiro quem assinou seu feed, de onde é e como lê suas novidades. Apesar de seguir a mesma lógica que o Twitter, o Google parece ter resolvido (ou criado) um problema para seus blogueiros do coração: conhecer melhor seu público.

Para usar o Blogger Followers, os blogueiros podem adicionar um widget com uma lista de pessoas que seguem um blog. Visitantes podem adiconar este blog e ver seus blogs favoritos em uma lista no painel do Blogger ou no Google Reader. O BF ainda não está disponível pra todos os blogueiros do Blogger, mas você pode habilitá-lo seguindo um blog. O endereço é:

http://www.blogger.com/follow-blog.g?blogID=BLOGID

Para seguir o FreeStyle Hi-Tech, clique aqui Para seguir outro blog, substitua BLOGID pelo ID do blog.

Feito isso, há duas opções: Seguir o blog publicamente e aparecer na lista de assinantes ou anonimamente. Nos dois casos, o blog vai aparecer no seu painel do Blogger e em uma pasta de leitura do seu Google Reader, que pode ser administrada.





Outro gringo também falou sobre o BF. Clique aqui para ler, em inglês.

Clique aqui para ver de onde veio este post. Dica do Google Operating System.

3 de set. de 2008

Microsoft iPod

3 comentários
...E se a Microsoft lançasse o iPhone, como ficaria?